Definição:
Como a maioria das atividades culturais, Caligrafia japonesa ou Shodo é uma forma de arte que tem sido desenvolvido ao longo de centenas de anos. Shodo traduz diretamente para “a maneira de escrever” e é a maneira tradicional de escrever caracteres usando uma tinta mergulhado pincel.

Shodo

História:
Caligrafia japonesa, na verdade, começou na China antes de 600 AD. O alfabeto japonês ou kanji, é feita de caracteres chineses quando os viajantes compartilhada escrita chinesa. Os historiadores acreditam que este estava ligado à expansão do budismo para o Japão. Depois do Japão desenvolveu seus próprios personagens, chamados hiragana, Shodo desenvolvido em sua própria forma de arte como peças de poesia, filosofia e outros conceitos abstratos tornou-se mais na moda para pintar e exibir.

Shodo Conceitos e Vocabulário:
Bunchin: Pesos que se parecem com bares para manter pressionado opapel:
Fude escova feita de bambu e crina de cavalo
Hanshi: papel especial usado para escrever emtinta
hiraganapreta:caracteres japoneses que agem como letras do alfabeto
Kanji: caracteres chineses que são uma parte do alfabeto japonês
Sumi: tinta preta
Suzuri: pedra de tinta usada para criar otinta
Algoque audiências ocidentais podem não compreender é que, embora seja mais fácil escrever usando uma caneta ou lápis, utilizando uma escova de tinta ou fude para escrever palavras ou frases envolve anos e anos de estudo para aperfeiçoar. Diz-se que cada pessoa iria ‘pintura’ de uma maneira diferente, e uma pessoa iria ‘pintura’ a mesma palavra de forma diferente devido ao seu humor em um momento particular.

Pintura Shodo que você pode fazer em casa:
shodo

1. Reunir tinta preta, pedaço de papel branco, páginas de jornal e pincel grande. Qualquer grande pincel é bom, mas a escova tradicional era feito de bambu e crina de cavalo.

2. Olhe para caracteres japoneses online que você deseja pintar. GOSTARIA check-out exemplos online e um bom site para começar com é http://web-japan.org/kidsweb/virtual/shodo/shodo03.html.

3. Coloque o jornal debaixo do papel. Alguns, como a fita do jornal e papel para baixo. Tradicionalmente, eles foram realizadas para baixo com bunchin ou pesos no topo do papel.

4. Se você decidir sentar-se, você precisa sentar-se frente. Seus pés devem estar apoiados no chão, e se você pode a sua volta não deve tocar a cadeira. Não há problema em pintar em pé, mas a pintura tradicional Shodo tem o artista sentado. A outra mão deve ajudar a segurar o papel ainda.

5. Agora é hora de pegar o pincel. A escova não é mantido como uma caneta ou um lápis. É realizado entre o polegar, dedo indicador eo dedo médio em uma posição reta. Ele deve estar descansando em seu dedo anelar e sua mão não deve tocar o papel a qualquer momento.

6. Pratique suas pinceladas no ar com a sua escova antes de pintar. Com caracteres japoneses, a ordem do curso é importante e você deve saber a ordem do curso antes de começar. Seus exemplos on-line deve explicar que ordem você deve fazer suas linhas ou acidentes vasculares cerebrais.

7. Agora é hora de pintar! Você pode estar nervoso se esta é sua primeira vez fazendo Shodo. Mantenha-se relaxado e tomar respirações suaves. Não pare de curso médio – que muda a forma como a pintura cai fora do pincel. Em vez disso continuar até que todos os seus movimentos são feitos. É rude para voltar e ‘retocar’ a sua caligrafia ou pintura uma vez que seus cursos estão acabados.

8. Repita até que você esteja feliz com sua pintura caligrafia. Ele faz demorar algumas vezes até que você esteja familiarizado com a sensação dos movimentos da escova e ordem do curso. Claro, você pode começar estes passos novamente com um personagem japonês mais difícil. Há muitos livros e kits disponíveis para ajudá-lo ao tentar esta nova atividade.

Curiosidades sobre Shodo:
1. estudantes japoneses aprender Shodo como um assunto na escola – como você pode fazer durante as aulas de caligrafia. No entanto, este é praticada frequentemente em aulas semanais de começar tão jovem como grau três ou quatro. Algumas crianças até mesmo assistir clubes da tarde ou aulas de fim de semana para que eles possam aperfeiçoar suas habilidades Shodo ou da caligrafia.

2. A fim de ser considerado um profissional em Shodo, você precisa estudar mais duras lições Shodo no ensino médio e escola sênior. Depois disso, você precisará estudar caligrafia e Shodo na universidade. Muitos profissionais dizem que sua verdadeira estudar começou depois que eles tiveram um mestre que os retaught o básico.

3. caligrafia ou Shodo competições se tornaram muito populares nos últimos anos. Em vez de pintura sentado, grupos de estudantes – geralmente meninas – pintar mensagens positivas, enquanto a música toca. Os pontos são dados ao longo da competição baseada em quão bem eles pintam, mas também o quão bem eles fazem isso com a música, e quanto a dança está envolvido. A criatividade é incrível como pincéis para esta faixa concorrência de sua escova pequena típica arte para mops que necessitam de dois ou mais meninas para pintar com! Assista ao filme Shodo meninas se você estiver interessado!

4. Muitos guerreiros samurais que precisam ser ensinados nesta arte de caligrafia, assim como os outros, antes de ser reconhecido como um verdadeiro guerreiro. Outras atividades culturais incluído tocando flauta, realizando a tradicional cerimônia do chá e até arranjos florais corretamente antes de um foi considerado qualificado em todas as áreas de formação soldado.

5. Apesar de caracteres japoneses têm uma ordem do curso diferente, eles também têm uma forma diferente de ler também. Em culturas ocidentais, lemos páginas esquerda para a direita. No Japão, a maneira de ler corretamente é direita para a esquerda. Esta é a mesma maneira que eles escrevem através de uma página tão bem!

6. Se você se lembrar da seção vocabulário, estudantes japoneses têm de aprender dois conjuntos de caracteres (ou alfabetos) chamados hiragana e kanji. Outro conjunto estudantes japoneses precisam aprender é katakana. Esses caracteres são usados apenas para traduzir palavras ‘ocidentais’. Imagine aprender três conjuntos diferentes de alfabetos!

7. Shodo é uma característica importante na novela Mieko e da Quinta do tesouro. Esta história por Elenor Coerr segue uma jovem que ama a caligrafia, mas devido a uma lesão que não pode pintar mais. Esta história fala sobre como ela encontra a inspiração para tentar escrever e pintar novamente.

8. Um jogo baseado em tradições Shodo e histórias folclóricas japonesas foi feita para o Playstation 2, Playstation 3 e Wii. É chamado de Okami e você joga como o deus lobo japonês que compartilha esse nome. Okami é um deus criador japonês e você pintar ‘caligrafia e outros desenhos à existência através do seu rabo fude.

9. Embora não seja exatamente Shodo, um estilo semelhante de caligrafia está ganhando popularidade do Japão. Sumie ou desenho de lavagem pintores são aqueles que usam seu conhecimento da caligrafia para pintar o corpo de um dragão em uma única pincelada. A cabeça do dragão é pintado em primeiro lugar, mas o resto do dragão é pintado com um único golpe – o que exige mudanças na direção, laços, descansa e filmes antes de ser concluída. Vale a pena conferir os vídeos no Youtube.

10. Um bom recurso on-line se você quiser continuar em sua própria jornada Shodo podem ser encontradas em http://shodo-japan.com/. Esta é uma série de tutoriais on-line e workshops para ajudá-lo a aprender as técnicas e habilidades necessárias para a prática de Shodo. Há também uma seção para comprar itens caligrafia mais tradicionais. Este site é baseado no Japão – mas olhar em linha para uma oficina mais próxima Shodo, pois há centenas em todo o mundo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comment

  1. No comments yet.

  1. No trackbacks yet.